Em um cenário tão competitivo e com potencial de crescimento, a captação de clientes na advocacia surge como uma daqueles pilares fundamentais dentro de um organograma gerencial e operacional.
Contudo, essa frente estratégica não é uma questão de talento, mas sim de adotar os métodos eficazes de marketing, por mais que alguns profissionais ainda rejeitem a ideia. A captação de clientes na advocacia, hoje em dia, depende muito da implementação de táticas e técnicas do marketing tradicional, do digital e, principalmente, do marketing jurídico que já coleciona cases de sucesso e experiências bem-sucedidas.
A era digital trouxe mudanças significativas na forma como escritórios de advocacia podem atrair potenciais clientes. Por isso, é essencial investir em ferramentas de prospecção de clientes que otimizem os esforços de captação e posicionem seu escritório como referência nas respectivas áreas de atuação.
Essa é a sua oportunidade de conhecer os principais detalhes sobre o assunto e iniciar a sua jornada de aperfeiçoamento do seu escritório, seja você fundador ou profissional contratado. Afinal, todos serão beneficiados com os bons resultados.
Boa leitura!
Por que a captação de clientes é crucial para escritórios de advocacia?
A captação de clientes na advocacia é o primeiro passo para o sucesso de qualquer escritório, sobretudo na era digital e da informação. Sem uma base sólida de contratantes, rotativos ou fixos, é impossível alcançar o crescimento periódico e sustentável.
Vantagens do marketing jurídico
Diferente de outros setores, o marketing jurídico tem suas peculiaridades. Escritórios de advocacia devem sempre respeitar as normas éticas, mas isso não significa que estratégias eficientes, como o marketing digital na advocacia, não possam ser utilizadas para atingir o público-alvo e expandir sua carteira de clientes.
Estratégias de marketing jurídico para captação de clientes
Uso das redes sociais
Redes sociais são poderosas aliadas na captação de clientes na advocacia. Plataformas como LinkedIn, Instagram e Facebook permitem que escritórios de advocacia se conectem diretamente com potenciais clientes e compartilhem conteúdo relevante, como artigos, vídeos e dicas sobre tecnologia na advocacia.
É sempre importante lembrar, contudo, que a OAB possui diretrizes em seu código de ética que tratam especificamente da produção de conteúdo na internet. Embora tratemos aqui de captação de clientes, o termo é utilizado apenas para facilitar o entendimento. Na prática, essa atração de potenciais clientes não pode ser agressiva como em outras áreas, mas tão somente de modo sutil e informativo.
Mesmo diante das limitações impostas pelo código de ética e disciplina da advocacia, é possível trabalhar com estratégias bem definidas na produção de conteúdo e publicação nas redes sociais, estabelecendo uma relação de confiança e notoriedade com os seguidores que, em algum momento, irão procurar seus serviços.
Aqui estão algumas dicas para a produção de conteúdo nas redes sociais de escritórios de advocacia ou mesmo de profissionais autônomos:
- Escolha um ou mais nichos para explorar: ser generalista te impede de manter a imagem de especialista em áreas específicas;
- Mantenha a recorrência nas publicações: os potenciais clientes precisam te ver sempre e criar conexões. A construção do senso de comunidade é a chave para o sucesso na criação de conteúdo;
- Diversifique os formatos: publique vídeos, carrosséis, imagens, posts temporários etc.;
- Analise os dados: todas as redes sociais possuem painéis gerenciais com os dados analítcos de performance, alcance, interações e características demográficas do seu público;
- Inspire-se em outros profissionais da advocacia que atuam em áreas semelhantes e que já são bem-sucedidos na criação de conteúdo digital.
SEO para blogs de advocacia
Investir em técnicas de SEO é essencial para alcançar potenciais clientes através de buscas orgânicas no Google, Bing e outros buscadores. Utilizar palavras-chave como “prospecção de clientes na advocacia”, respeitando a densidade de 2%, é uma excelente forma de posicionar seu blog no topo dos resultados.
No entanto, a estratégia de posicionamento na internet via SEO (Search Engine Optimization) requer conhecimento de outras métricas que garantam a performance dos conteúdos publicados e sua respectiva relevância. Sendo assim, se especializar na área ou contratar um profissional especializado é indispensável.
Para além do convencional
Estratégias como o uso da jurimetria (o que é jurimetria) no estudo de mercado e concorrentes, por exemplo, bem como a utilização da automação — falaremos disso adiante — se tornaram complementares nesse processo de captação de clientes na advocacia, mas de maneira mais refinada, baseada principalmente em dados.
Automação e tecnologia na captação de clientes
Ferramentas tecnológicas
A tecnologia na advocacia está se tornando um grande ativo para escritórios, além de ser um relevante diferencial competitivo. Sistemas de automação ajudam escritórios de advocacia a melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a eficiência e simplificar processos.
Benefícios da automação
A automação não apenas economiza tempo, mas também aumenta a precisão das operações realizadas no escritório. Com processos otimizados, os advogados podem dedicar mais tempo ao relacionamento com clientes, garantindo que a experiência seja positiva desde o primeiro contato.
Estratégias que transformam
Investir na captação de clientes na advocacia através de estratégias modernas e eficazes, como o marketing digital e a automação, é um caminho promissor para o sucesso de qualquer escritório. Além de posicionar seu escritório como referência no mercado, essas práticas criam um impacto duradouro na qualidade do serviço e na satisfação dos clientes.