Saiba como é feita a captação de clientes na advocacia

captação de clientes na advocacia moderna

Sumário

Em um cenário tão competitivo e com potencial de crescimento, a captação de clientes na advocacia surge como uma daqueles pilares fundamentais dentro de um organograma gerencial e operacional.

Contudo, essa frente estratégica não é uma questão de talento, mas sim de adotar os métodos eficazes de marketing, por mais que alguns profissionais ainda rejeitem a ideia. A captação de clientes na advocacia, hoje em dia, depende muito da implementação de táticas e técnicas do marketing tradicional, do digital e, principalmente, do marketing jurídico que já coleciona cases de sucesso e experiências bem-sucedidas.

A era digital trouxe mudanças significativas na forma como escritórios de advocacia podem atrair potenciais clientes. Por isso, é essencial investir em ferramentas de prospecção de clientes que otimizem os esforços de captação e posicionem seu escritório como referência nas respectivas áreas de atuação. 

Essa é a sua oportunidade de conhecer os principais detalhes sobre o assunto e iniciar a sua jornada de aperfeiçoamento do seu escritório, seja você fundador ou profissional contratado. Afinal, todos serão beneficiados com os bons resultados.

Boa leitura!

Por que a captação de clientes é crucial para escritórios de advocacia?

A captação de clientes na advocacia é o primeiro passo para o sucesso de qualquer escritório, sobretudo na era digital e da informação. Sem uma base sólida de contratantes, rotativos ou fixos, é impossível alcançar o crescimento periódico e sustentável.

Vantagens do marketing jurídico

Diferente de outros setores, o marketing jurídico tem suas peculiaridades. Escritórios de advocacia devem sempre respeitar as normas éticas, mas isso não significa que estratégias eficientes, como o marketing digital na advocacia, não possam ser utilizadas para atingir o público-alvo e expandir sua carteira de clientes.

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Imagem: Envato

Estratégias de marketing jurídico para captação de clientes

Uso das redes sociais

Redes sociais são poderosas aliadas na captação de clientes na advocacia. Plataformas como LinkedIn, Instagram e Facebook permitem que escritórios de advocacia se conectem diretamente com potenciais clientes e compartilhem conteúdo relevante, como artigos, vídeos e dicas sobre tecnologia na advocacia.

É sempre importante lembrar, contudo, que a OAB possui diretrizes em seu código de ética que tratam especificamente da produção de conteúdo na internet. Embora tratemos aqui de captação de clientes, o termo é utilizado apenas para facilitar o entendimento. Na prática, essa atração de potenciais clientes não pode ser agressiva como em outras áreas, mas tão somente de modo sutil e informativo.

Mesmo diante das limitações impostas pelo código de ética e disciplina da advocacia, é possível trabalhar com estratégias bem definidas na produção de conteúdo e publicação nas redes sociais, estabelecendo uma relação de confiança e notoriedade com os seguidores que, em algum momento, irão procurar seus serviços. 

Aqui estão algumas dicas para a produção de conteúdo nas redes sociais de escritórios de advocacia ou mesmo de profissionais autônomos:

  • Escolha um ou mais nichos para explorar: ser generalista te impede de manter a imagem de especialista em áreas específicas;
  • Mantenha a recorrência nas publicações: os potenciais clientes precisam te ver sempre e criar conexões. A construção do senso de comunidade é a chave para o sucesso na criação de conteúdo;
  • Diversifique os formatos: publique vídeos, carrosséis, imagens, posts temporários etc.;
  • Analise os dados: todas as redes sociais possuem painéis gerenciais com os dados analítcos de performance, alcance, interações e características demográficas do seu público;
  • Inspire-se em outros profissionais da advocacia que atuam em áreas semelhantes e que já são bem-sucedidos na criação de conteúdo digital.
captação de clientes na advocacia moderna
Imagem: Envato

SEO para blogs de advocacia

Investir em técnicas de SEO é essencial para alcançar potenciais clientes através de buscas orgânicas no Google, Bing e outros buscadores. Utilizar palavras-chave como “prospecção de clientes na advocacia”, respeitando a densidade de 2%, é uma excelente forma de posicionar seu blog no topo dos resultados.

No entanto, a estratégia de posicionamento na internet via SEO (Search Engine Optimization) requer conhecimento de outras métricas que garantam a performance dos conteúdos publicados e sua respectiva relevância. Sendo assim, se especializar na área ou contratar um profissional especializado é indispensável.

Para além do convencional

Estratégias como o uso da jurimetria (o que é jurimetria) no estudo de mercado e concorrentes, por exemplo, bem como a utilização da automação — falaremos disso adiante — se tornaram complementares nesse processo de captação de clientes na advocacia, mas de maneira mais refinada, baseada principalmente em dados. 

Automação e tecnologia na captação de clientes

Ferramentas tecnológicas

A tecnologia na advocacia está se tornando um grande ativo para escritórios, além de ser um relevante diferencial competitivo. Sistemas de automação ajudam escritórios de advocacia a melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a eficiência e simplificar processos. 

Benefícios da automação

A automação não apenas economiza tempo, mas também aumenta a precisão das operações realizadas no escritório. Com processos otimizados, os advogados podem dedicar mais tempo ao relacionamento com clientes, garantindo que a experiência seja positiva desde o primeiro contato.

Estratégias que transformam

Investir na captação de clientes na advocacia através de estratégias modernas e eficazes, como o marketing digital e a automação, é um caminho promissor para o sucesso de qualquer escritório. Além de posicionar seu escritório como referência no mercado, essas práticas criam um impacto duradouro na qualidade do serviço e na satisfação dos clientes.

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