O setor jurídico de pequenas, médias e grandes empresas estão vivendo um outro momento, e isso precisa ficar claro desde o começo. Nunca antes existiram tantos recursos, produtos e serviços disponíveis para o segmento como atualmente. E é preciso lidar com essa nova realidade.
A mudança é inevitável, já está acontecendo e não há como ter certeza sobre os rumos que a tecnologia jurídica tomará. A discussão, no entanto, exige detalhes sobre a influência e o grau de dependência do setor jurídico, mas é preciso ao menos entender o seu patamar atual e as possíveis realidades futuras.
Esperamos que nossa contribuição seja enriquecedora para todos os profissionais da advocacia, em especial aos que atuam ou pretendem trabalhar em setores corporativos. Isso porque, departamentos jurídicos tendem a investir mais em tecnologia e inovação quando comparado aos escritórios de advocacia tradicionais, mesmo não sendo uma regra.
Continue a leitura e explore cada detalhe.
O que faz o setor jurídico de uma empresa hoje em dia?
Esse tópico pode parecer óbvio para a maioria dos profissionais da advocacia, em especial aos mais experientes. Entretanto, nossa intenção é fazer um breve resumo de como o setor jurídico de uma empresa funciona hoje, e como a tecnologia interage com essas novas atividades.
Em primeiro lugar, não podemos deixar de lembrar que, recentemente, o mundo inteiro sentiu os efeitos de uma pandemia, o que nos obrigou a rever hábitos e promover a inovação. Assim como em outras áreas, o campo jurídico teve que se adequar.
A tecnologia implementada no período mais crítico de isolamento social fez com que escritórios e departamentos jurídicos se tornassem mais flexíveis às inovações, e a partir disso oferecer serviços e soluções igualmente inovadoras, para além da advocacia clássica. Veja os exemplos:
- Revisão automatizada de contratos e outros documentos;
- Análise de dados jurídicos para fins estratégicos;
- Uso da inteligência artificial para melhorar a capacidade preditiva da equipe jurídica;
- Automatização do atendimento ao cliente e de tarefas administrativas repetitivas.
A lista acima é somente uma parcela das atividades desempenhadas atualmente no setor jurídico de grandes empresas e escritórios de advocacia, mas extremamente esclarecedora ao demonstrar o aprimoramento dos serviços prestados.
A análise de dados para a gestão de litígios e demarcação de linhas estratégicas, por exemplo, é potencializada com o uso da jurimetria, método pelo qual se aplicam estudos estatísticos aos processos judiciais para a identificação de padrões e oportunidades.
Já ouviu falar sobre o tema, mas ainda não sabe exatamente o que é jurimetria? Acesse o link e garanta mais essa leitura complementar.
Outra atividade muito comum, consequência da análise de dados, é o gerenciamento e mitigação de riscos, não apenas dos processos judiciais, mas de todas as situações com potencial de serem judicializadas.
Apesar das novas atribuições e qualidades do setor jurídico, a defesa e o desempenho positivo em processos judiciais seguem como prioridades. Todavia, o posicionamento estratégico e proativo também é replicado nessas funções.
Transformações digitais para o futuro
É evidente que as transformações pelas quais o setor jurídico está passando não vão parar por aqui, e que muitas outras inovações surgirão. Algumas delas, aliás, impossíveis de vislumbrar.
Contudo, existem indícios de quais caminhos a tecnologia jurídica irá trilhar. O melhor exemplo talvez seja a implementação de novos recursos que automatizam cada vez mais as tarefas rotineiras, repetitivas e secundárias.
Afinal, um dos objetivos da transformação digital é assegurar melhores condições para os seres humanos e tornar o trabalho mais eficiente e preciso. A utilização de IAs, algoritmos refinados e a alta capacidade do aprendizado da máquina também são destinos prováveis, sempre focando na gestão jurídica eficiente.
Ademais, a integração de diferentes ferramentas e funcionalidades para a oferta de hubs que atendam departamentos jurídicos e escritórios de maneira mais abrangente é mais um dos possíveis passos para o futuro do segmento.
A tendência é que determinadas soluções se tornem obsoletas e sejam substituídas por esses ecossistemas com produtos amplos e que atendam com precisão as maiores necessidades do mercado, como a jurimetria e seus modelos preditivos.
No futuro, será fácil distinguir qual o melhor software jurídico para a obtenção de insights valiosos baseados em dados em que o próprio conceito de jurimetria moderna será atrelado ao nome da empresa que fornece a solução.
Por ser meramente um exercício teórico da realidade para o futuro do setor jurídico, nos permitimos, então, listar outros prováveis destinos da tecnologia para escritórios de advocacia e departamentos. Veja:
- Desenvolvimento do blockchain para assegurar a integridade de documentos e dados;
- Exploração da realidade virtual, aumentada ou de metaversos;
- Investimento expressivo em medidas avançadas de cibersegurança e proteção de dados;
- Implementação de novos sistemas de Gestão Eletrônica de Documentos e armazenamento em nuvem;
- Aprimoramento da Inteligência Artificial e do Machine Learning a fim de minimizar a sobrecarga de trabalho dos profissionais da advocacia;
- Investimento em chatbots ou IA generativas para facilitar o acesso à justiça.
Somente o tempo será capaz de nos mostrar quais os rumos e desafios para a advocacia do futuro, mas é importante que todos os profissionais reconheçam que as transformações são iminentes, e quanto mais inteirado sobre os assuntos você estiver, melhor para a sua carreira.
Como começar a aplicar a tecnologia no setor jurídico?
A melhor dica para quem deseja aplicar ou aprimorar os recursos tecnológicos em seu departamento jurídico ou escritório de advocacia é utilizar o período de pandemia como referência. Isto é, não deixar para última hora e tentar, ao máximo, se antecipar às mudanças.
Investir no software de jurimetria, como o Insights da Data Lawyer, é uma escolha segura para quem ainda não sabe exatamente o que fazer para modernizar o seu setor jurídico.
Além de fornecer ao seu time de advogados e gestores jurídicos o que há de mais inovador em inteligência artificial e funcionalidades exclusivas, a solução em Jurimetria da Data Lawyer dispõe da mais robusta e completa base de dados jurídicos. São mais de 50 milhões de processos judiciais em sua integralidade disponíveis para consultas, análises estatísticas e comparações personalizáveis.
Para conhecer na prática como a Jurimetria irá transformar a advocacia, entre em contato com um de nossos especialistas e reivindique o seu período de teste gratuito.