Software de Jurimetria Data Lawyer

3 Formas de usar LegalTech nos seus processos

legaltech

Sumário

A evolução tecnológica tem influenciado todos os setores da economia, e o surgimento de empresas no formato LegalTech comprova que o mundo jurídico não é uma exceção. Mas afinal, você sabe que tipo de serviço elas oferecem? Qual sua proximidade com o software de jurimetria?

Aliás, em que situações esse modelo de negócio pode contribuir para o desenvolvimento de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos? Se essas são algumas das suas dúvidas, não se preocupe, pois iremos esclarecê-las. Basta continuar a leitura.

Quem são as LegalTechs?

Essas empresas emergiram em modelos de parcerias estratégicas, geralmente unindo a expertise jurídica de seus fundadores com soluções tecnológicas revolucionárias no mercado para fomentar a inovação, impulsionar o crescimento e otimizar as atividades jurídicas. 

Talvez você não saiba, mas é possível que conheça pelo menos uma LegalTech, seja pelo contato comum que as redes sociais hoje em dia proporcionam ou por já ter utilizado algum de seus serviços que são cada vez mais abrangentes.

Na maioria dos casos, as LegalTechs surgem em resposta à crescente demanda por eficiência e agilidade no setor jurídico. Geralmente com objetivos bem definidos. Conheça os principais:

  • Simplificação de processos repetitivos ou altamente burocráticos;
  • Aumento da precisão e da produtividade;
  • Otimização do tempo para que os profissionais da advocacia concentrem seus esforços em tarefas estratégicas e de alto valor agregado.

Embora não seja uma característica obrigatória, é comum que as empresas de tecnologia ofereçam recursos ou ferramentas que se baseiam na automatização de tarefas e na análise de dados, duas frentes de trabalho indispensáveis para qualquer operador do Direito.

Como funciona uma LegalTech

A operação de uma LegalTech é fundamentada na aplicação de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e na análise de dados, sempre aplicadas ao contexto jurídico, uma vez que todas as inovações também são utilizadas em outros setores.

Isso significa, portanto, que os serviços e produtos oferecidos pelas empresas que compõem o ecossistema de LegalTechs são desenvolvidos exclusivamente para atender às principais demandas do setor jurídico, em especial aos profissionais da advocacia corporativa, devido ao volume de trabalho e processos sob sua gestão.

Na prática, essas empresas estão envolvidas com atividades que exigem uma capacidade de processamento de grandes volumes de dados, como: 

  • Análise de documentos;
  • Revisão de contratos;
  • Gestão de processos judiciais;
  • Monitoramento de publicações e intimações;
  • Produção de relatórios com o auxílio de um big data jurídico.

Diferenças entre LegalTech e LawTech

Apesar de serem frequentemente utilizados como sinônimos, os termos LegalTech e Lawtech possuem significados diferentes e diferenças sutis, sobretudo em sua abrangência de atuação e público-alvo. 

Enquanto as LegalTechs focam no fornecimento e na implementação de tecnologia para otimizar processos e atividades estritamente jurídicas, as Lawtechs têm um escopo de trabalho mais amplo.

Isto é, as chamadas Lawtechs não se limitam apenas à eficiência operacional de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, mas também atendem demandas que envolvem aspectos regulatórios, políticos e sociais do mundo jurídico.

Em outras palavras, as Lawtechs podem atuar em procedimentos que inclusive visam a transformação do sistema jurídico, enquanto as LegalTechs são impulsionadas por soluções tecnológicas que pretendem apenas melhorar a prática jurídica e a advocacia moderna

Por que utilizar os serviços de uma LegalTech no setor jurídico?

A contratação de serviços de uma LegalTech traz consigo uma série de benefícios notáveis para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, além de garantir uma vantagem competitiva significativa em um cenário cada vez mais exigente, com a otimização do tempo, dos custos e alcance de melhores resultados.

Vantagem competitiva

Como mencionado anteriormente, ao contar com os serviços e produtos de uma empresa de tecnologia jurídica, o escritório ou departamento obtém uma certa posição de vantagem perante seus concorrentes ou mesmo adversários em litígios.

Mesmo que a tecnologia jurídica esteja avançando e se popularizando, ainda há muita resistência de profissionais pouco habituados com as mais recentes inovações. Sendo assim, setores jurídicos que já trabalham com um software jurídico fornecido por diferentes LegalTechs estão usufruindo dos benefícios com pouquíssima concorrência. 

Mesmo que, nos próximos anos, muitos profissionais iniciem no mundo da advocacia moderna, sobretudo a orientada a dados, a competitividade seguirá desigual. 

Afinal, quem já trabalha em parceria com uma empresa ou startup de tecnologia jurídica terá maior familiaridade com as ferramentas, e portanto melhores condições de extrair o máximo de vantagens dos recursos disponíveis, inclusive durante o processo de adaptação para novas tecnologias. 

Otimização de tempo e custos

LegalTechs de todos os estilos têm em sua atividade-base a possibilidade de automação de tarefas, o que garante aos profissionais melhores condições de trabalho e otimização do tempo para que se dediquem com afinco às atividades complexas em que o fator humano é determinante.

Além disso, é evidente que tais serviços são fundamentais para a redução de custos e melhor planejamento financeiro. Em se tratando de grandes e médias empresas ou escritórios de advocacia, esses são fatores de grande interesse, não é mesmo?

Atualmente, é possível contratar um software jurídico que tenha foco exclusivamente em resultados financeiros, sem excluir nenhum serviço considerado indispensável para o bom desempenho das atividades jurídicas. Uma verdadeira revolução no setor. 

Conquista de melhores resultados

Como já mencionamos, via de regra, a análise de dados é um dos pontos fortes das LegalTechs. A coleta, interpretação e estruturação de dados jurídicos possibilitam identificar tendências, realizar análises preditivas bem fundamentadas e tomar decisões mais assertivas acerca dos processos judiciais.

Essa habilidade paralela atrelada à análise de dados permite que advogados se antecipem aos desfechos judiciais e outros padrões do Poder Judiciário para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e resultados positivos a médio e longo prazo. 

Conheça as soluções inovadoras de Jurimetria da Data Lawyer

A Data Lawyer é uma LegalTech que se diferencia ao fornecer uma solução em Jurimetria robusta, com funcionalidades exclusivas, para atender especificamente as principais necessidades de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 

Além disso, a Data Lawyer é a empresa de tecnologia que mais investe em inovação jurídica e conta hoje com a mais moderna inteligência artificial do mercado, reconhecida internacionalmente. 

Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas em dados e solicite o seu período de teste grátis.

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.