Software de Jurimetria Data Lawyer

Produtividade na advocacia: 7 Sugestões para aumentar a sua

produtividade na advocacia

Sumário

Você sabe como melhorar a sua produtividade na advocacia? Aliás, conhece todos os caminhos que levam ao aumento de performance e os benefícios atrelados à mudança de postura que separa os profissionais comuns dos bem-sucedidos?

Neste breve artigo responderemos essas e outras perguntas com 7 dicas essenciais para você transformar a sua carreira jurídica. Um texto direto e elucidativo voltado para todos os profissionais. 

Do advogado autônomo aos gestores jurídicos de grandes empresas, este conteúdo é para você! Continue a leitura e entenda.

A importância da produtividade no dia a dia de uma advocacia

Todas as pessoas têm objetivos, sonhos e prioridades. Mesmo se fizermos recortes, separando indivíduos em grupos, como, por exemplo, os profissionais de advocacia, é fácil encontrar metas e desejos totalmente diferentes.

A importância da produtividade na advocacia é relativa. O que não há como negar, portanto, é que a performance, em algum grau, é relevante e indispensável para todos. Veja os principais motivos:

  • Aumentar os ganhos e reduzir custos no exercício da profissão;
  • Melhorar a eficiência, os resultados e atrair mais clientes;
  • Garantir qualidade de vida ao trabalhar menos, porém melhor;
  • Otimização do tempo para se dedicar aos estudos ou em casos de alta complexidade.

A lista de motivos que exemplificam a importância da produtividade na advocacia é extensa. Entretanto, temos certeza de que você se identifica com pelo menos duas das situações citadas.

Vale lembrar também que, para os profissionais da advocacia corporativa, seja na atuação em grandes escritórios ou empresas, a produtividade é um critério de avaliação recorrente para definir quais colaboradores serão promovidos, por exemplo.

Outro ponto importante é que a produtividade na advocacia está diretamente relacionada à organização. Em outras palavras, um profissional com a produtividade afetada, com raras exceções, não será também muito organizado, algo inaceitável no setor jurídico.

O cumprimento dos prazos processuais, a pontualidade em audiências e reuniões, bem como outros compromissos inerentes à função são amostras de gestão do tempo que evidenciam a importância da plena produtividade na advocacia.

7 Formas de aumentar a produtividade na advocacia

Antes de destacarmos quais são as 7 formas de aumentar a produtividade e a performance em seu dia a dia de trabalho, saiba que temos a melhor e mais completa solução em jurimetria do mercado.

Ainda não sabe o que é jurimetria? Acesse o link e leia quantas vezes quiser tudo sobre esse método inovador e que está transformando o setor jurídico. Agora, confira nossas 7 dicas para aumentar a produtividade de trabalho em escritórios ou departamentos.

1 – Faça um planejamento semanal com metas e objetivos

Assim como em outros segmentos, atingir altos níveis de produtividade na advocacia exige dedicação, foco e planejamento. Não há como ser um profissional produtivo sem definir as etapas a serem percorridas durante o processo.

Dedicação e foco são fatores subjetivos. O planejamento, por outro lado, é um aspecto material na construção da alta performance dentro da advocacia, razão pela qual essa é a nossa primeira, e, talvez, mais importante dica.

Como já mencionamos anteriormente, organizar a agenda e garantir a boa gestão das atividades são etapas fundamentais para ser um profissional mais produtivo. Manter um calendário de obrigações com metas e submetas faz toda a diferença.

Por mais óbvio que pareça, o planejamento semanal com objetivos a serem cumpridos manterá a sua rotina organizada, e mesmo diante de situações inesperadas, o seu trabalho será realizado sem grandes dificuldades.

2 – Priorize algumas atividades

Saber quais são as tarefas mais importantes e ter senso de urgência apurado é imprescindível para qualquer profissional, e não seria diferente no mundo jurídico. Além disso, é comum que advogados atuem com a autogestão do tempo e do trabalho. Portanto, a habilidade de priorizar as atividades certas torna-se ainda mais necessária.

Na vida dos profissionais da advocacia, ser produtivo é entregar resultados ou ser o verdadeiro responsável pela redução de danos. Nos dois casos, é saber onde concentrar os seus esforços, sempre visando a qualidade dos serviços prestados.

Cumpra seus prazos com antecedência, prepare-se para as reuniões, estude a tempo sobre o caso da próxima audiência e veja na prática os benefícios da produtividade na advocacia focada na priorização adequada das tarefas.

3 – Evite distrações e multitarefas

A terceira dica é consequência direta do senso de urgência citado acima. Quando o profissional não sabe priorizar tarefas é quase impossível se livrar de atividades que não estão sob sua responsabilidade. 

O trabalho em equipe e a cooperação mútua são características fundamentais em qualquer ambiente de trabalho, mas conhecer suas limitações e entender quais são as suas atribuições diretas evita a sobrecarga que impacta negativamente na produtividade.

Da mesma forma, as distrações em excesso são as maiores inimigas da performance. Esquive-se das interferências prejudiciais, das conversas dispensáveis e atividades recreativas fora de hora. Todos precisamos de distrações, mas no momento certo.

4 – Pratique a delegação estratégica

Não hesite em delegar funções e atividades, mesmo se você não ocupa um cargo de chefia em seu escritório ou departamento jurídico. Quando realizada de maneira apropriada e bem pensada, a transferência de obrigações contribui para o trabalho individual e coletivo.

Na advocacia moderna, delegar corretamente é a melhor alternativa para que ninguém sofra com a sobrecarga de trabalho, afinal, tradicionalmente, advogados tinham o hábito de monopolizar as atividades. Novos tempos exigem novas práticas.

5- Invista na gestão jurídica

Investir em gestão jurídica significa executar as sugestões mencionadas até aqui, mas sem esquecer as implementações tecnológicas que otimizam o processo de gerenciamento de tarefas, processos, finanças, dentre outras.

Há uma série de ferramentas – algumas gratuitas – que contribuem com a gestão de seu time jurídico e influenciam diretamente na produtividade, performance e eficiência. 

6 – Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Conforme apontamos em outras oportunidades, a organização também é um fator determinante para alcançar a produtividade na advocacia. Entenda como:

  • Digitalize documentos físicos;
  • Garanta a acessibilidade das informações;
  • Mantenha a transparência e a comunicação objetiva de toda a equipe.

7 – Use a tecnologia a favor da sua advocacia

Para que a produtividade na advocacia seja ainda maior, é evidente que a tecnologia deve ser protagonista em seu escritório ou departamento jurídico. Do softwares de gestão aos programas de análise de dados judiciais.

Além disso, a maioria dos recursos digitais desenvolvidos atualmente é focado no bem-estar dos profissionais da advocacia, bem como melhorar os processos de tomada de decisão ou realizar tarefas acessórias, repetitivas e burocráticas via automação.

Como aprimorar a produtividade na advocacia com a Data Lawyer!

A Data Lawyer é responsável pelo desenvolvimento do mais completo e eficiente software de jurimetria disponível no mercado, ideal para profissionais da advocacia atuantes na Justiça Trabalhista e Federal. 

Além da ferramenta que compila dados jurídicos e aplica métodos estatísticos para obtenção de insights valiosos, a solução da Data Lawyer também oferece funcionalidades inovadoras para aumentar a produtividade e melhorar a capacidade preditiva. Solicite um teste grátis agora mesmo e surpreenda-se.

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.