Durante os próximos anos, temas que envolvem o uso da IA na advocacia vão pautar os mais relevantes debates no segmento jurídico. É pouco provável que outra inovação ganhe tamanho destaque e se popularize como os modelos de inteligência artificial.
Aos profissionais menos atentos, um alerta: inúmeros departamentos jurídicos e escritórios de advocacia já aplicam pelo menos um recurso de IA em suas operações cotidianas. Os motivos e benefícios são muitos, a depender dos interesses e das estratégias de cada time de advogados.
Portanto, para que não haja nenhuma dúvida sobre os conceitos, aplicabilidade e vantagens, preparamos mais um conteúdo informativo e completo para que você entenda como utilizar a IA na advocacia e garantir o primeiro passo rumo ao futuro da profissão.
Boa leitura!
O que é IA na Advocacia?
Antes de prosseguirmos, cabe salientar que não trataremos dos aspectos técnicos de inteligência artificial e Direito. Temos um e-book completo e que você pode baixar gratuitamente em nosso site. Acesse e confira.
Resumidamente, os recursos de IA aplicados ao Direito e à advocacia utilizam algoritmos e o processamento de dados que, dentre os quais, destacam-se as seguintes finalidades:
- Automatizar tarefas consideradas repetitivas ou secundárias;
- Coletar, estruturar e organizar dados para atividades analíticas, prescritivas ou preditivas;
- Desenvolver métodos de linguagem natural para a produção de peças e documentos.
O uso da Inteligência Artificial tem crescido muito nos últimos meses, e o principal motivo é o surgimento e popularização do modelo de processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, Gemini e CoPilot.
Isso também culminou em aplicações profissionais do recurso, em diferentes áreas do conhecimento humano, e não tem sido diferente no mercado jurídico.
Definição de Inteligência Artificial no Contexto Jurídico
A inteligência artificial jurídica segue os mesmos padrões dos modelos utilizados em outros contextos. Ou seja, é o uso de tecnologias avançadas, geralmente baseadas em algoritmos e aprendizado da máquina, cuja finalidade é automatizar atividades ou aprimorar processos.
Principais Tecnologias de IA Utilizadas no Direito
Do ponto de vista prático, a IA na advocacia é bem versátil e continua a ganhar novas aplicações à medida que outras ferramentas são desenvolvidas. Contudo, diversas dessas tecnologias já estão implementadas no dia a dia dos profissionais do Direito, mesmo que a maioria nem perceba. Veja os exemplos:
- Análise preditiva de processos judiciais (muito comum na Jurimetria, por exemplo);
- Redação de peças e documentos automatizada;
- Pesquisa jurídica avançada (diversos mecanismos de busca por jurisprudência já utilizam IA para melhorar os resultados das entregas);
- Assistente virtual (chatbots para atendimento de clientes e esclarecimento de dúvidas mais simples);
- Gerenciamento de documentos.
Agora que você já conhece algumas das principais aplicações da IA na advocacia, podemos avançar um pouco mais e destacar seus benefícios. Acompanhe.
Benefícios da IA na Advocacia
Assim como a variedade de contextos em que os recursos de Inteligência Artificial podem ser utilizados, os seus benefícios seguem a mesma lógica. Por isso, neste momento, faremos um resumo das vantagens mais comuns, independentemente das circunstâncias.
Automação de Tarefas Repetitivas
O profissional da advocacia moderno é multitarefas, mesmo nos casos em que a sua especialidade ou ramo de atuação seja nichado. Devido ao dinamismo das funções, os advogados são comumente exigidos para desenvolverem habilidades acessórias para o pleno desenvolvimento das tarefas.
Nesse sentido, automatizar tarefas consideradas secundárias e repetitivas é fundamental para que a prestação de serviços seja adequada e os resultados apareçam. Importante ressaltar ainda que o grande diferencial dos advogados é o trabalho intelectual, portanto a automatização de atividades e processos é o principal viabilizador.
Aumento da Eficiência e Redução de Custos
Por mais que óbvio que seja, nunca é demais lembrar que a implementação da IA na advocacia contribui para o aumento da eficiência, produtividade e redução dos custos. Ao delegar funções para a tecnologia, por exemplo, os escritórios e departamentos jurídicos podem remanejar a equipe para funções mais estratégicas e diminuir o orçamento em atividades operacionais.
O uso de modelos de inteligência artificial preditiva, como nos casos da jurimetria trabalhista, são excelentes exemplos de aumento na eficiência, uma vez que é possível se antecipar aos movimentos, padrões e tendências do Poder Judiciário e das partes adversas, bem como do próprio mercado, no caso da advocacia para empresas.
Como Começar a Utilizar IA no Seu Escritório de Advocacia
A tecnologia, e sobretudo a inteligência artificial, são recursos essenciais para o aprimoramento dos serviços jurídicos. No entanto, é preciso considerar que a inovação não se resume somente a isso.
Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas investem também na mudança de cultura e principalmente na gestão de processos e pessoas. Outra frente fundamental para incluir a IA na advocacia é organizar os dados produzidos internamente.
Uma base de dados bem estruturada garante a implementação de metodologias e sistemas inovadores capazes de garantir a maturidade tecnológica necessária para a contratação de modelos de inteligência artificial.
Escolhendo as Ferramentas Certas
Lembre-se disso: a ferramenta tecnológica que funciona no escritório vizinho não necessariamente será a que vai melhor atender as demandas do seu escritório.
Por essa razão contatar uma equipe de especialistas em tecnologia e inovação jurídica é tão importante. Esse tipo de suporte também ajuda no treinamento e preparação do time de advogados e estagiários. Assim as ferramentas de IA são melhor aproveitadas e utilizadas da maneira mais otimizada possível.
A Data Lawyer reúne todas essas qualidades e ainda se diferencia por ser uma das empresas mais confiáveis quando o assunto é IA na advocacia. Desde 2017, desenvolvemos os nossos próprios modelos de inteligência artificial e um software de jurimetria com mais de 50 milhões de processos das Justiças Trabalhista e Federal para análises estatísticas profundas, versáteis e confiáveis.
Quer conhecer todos os detalhes e se preparar melhor para o futuro da profissão? Entre em contato conosco.