Software de Jurimetria Data Lawyer

5 tecnologias para departamento jurídico que não podem faltar

Tecnologias para Departamento Jurídico que não podem faltar

Sumário

Os últimos anos foram cruciais para a modernização do mercado, e as tecnologias para departamento jurídico e escritórios não param de surgir. 

O que poucas pessoas dizem, no entanto, é que a maioria dessas inovações não irão prosperar, não porque são ruins ou inferiores às demais, mas simplesmente porque, cada vez mais e aos poucos, os profissionais da advocacia vão integrar suas soluções e recursos tecnológicos.

Significa dizer que algumas tecnologias para departamento jurídico e escritórios serão deixadas de lado para que outras assumam o protagonismo. Tudo isso, obviamente, de acordo com as necessidades específicas de cada equipe de advogados.

Portanto, é difícil definir totalmente quais são as inovações jurídicas que continuarão atendendo as demandas dos profissionais e quais as preferidas dos profissionais. 

Contudo, o mercado já dá sinais de quais inovações são mais aderentes às expectativas do setor e o que será tendência nos próximos cinco ou dez anos.

Foi pensando nisso que resolvemos produzir mais um conteúdo focado em tecnologias para departamento jurídico e escritórios de advocacia, listando os recursos e soluções essenciais para o pleno desempenho das funções e melhoria significativa dos serviços prestados, agora e para o futuro.

Ficou curioso(a) e quer conhecer todos os detalhes sobre o melhor software jurídico ou recurso para a sua realidade de trabalho? Continue a leitura e descubra!

Qual é a Importância da Tecnologia no Ambiente Jurídico

O período de pandemia foi determinante para o mercado de tecnologias para departamento jurídico e escritórios de advocacia. Muitas adequações foram feitas durante as fases mais delicadas do isolamento social, momento em que a dinâmica de trabalho foi alterada e totalmente digitalizada.

Assim como destacamos no início deste artigo, muitas soluções surgiram naquele período, mas nem todas se consolidaram ou se mostraram eficientes, no longo prazo, na rotina dos profissionais da advocacia. 

Outras, porém, foram definitivamente incorporadas às operações jurídicas e são consideradas essenciais para o desempenho adequado da advocacia moderna.

Há, contudo, as tecnologias para departamento jurídico e escritórios que são e continuarão sendo essenciais, ao mesmo tempo em que é preciso reconhecer as reais necessidades de sua equipe e, principalmente, que nem todos os problemas serão resolvidos com a tecnologia. 

Em quais procedimentos a tecnologia é fundamental? Veja alguns exemplos:

  • Gestão, análise de dados e jurimetria;
  • Automação de tarefas secundárias e repetitivas;
  • Segurança e armazenamento de dados.
Tecnologias para Departamento Jurídico
Imagem: FreePik

E em quais atividades ou procedimentos a tecnologia pode ajudar, mas ainda assim não é a responsável central pela resolução do problema? Acompanhe:

  • Gestão eficiente do tempo;
  • Aumento da produtividade;
  • Comunicação e relacionamento humanizado com clientes internos e externos.

Feitas as devidas ressalvas e observações, podemos avançar no conteúdo e destacar quais são de fato as mais importantes tecnologias para departamento jurídico e escritórios.

5 Tecnologias Essenciais para um Escritório ou Departamento Jurídico

Antes de continuarmos, cabe salientar que a maioria das inovações e recursos tecnológicos já faz parte da realidade de muitas equipe jurídicas em todo o país. Isso porque, principalmente em grandes empresas e multinacionais, os investimentos são comuns e constantes, ainda que em alguns casos existam resistências para a modernização.

Veja quais são as tecnologias fundamentais para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia atualmente e para os próximos anos.

Assinatura Eletrônica: a revolução na formalização de documentos

Depois da informatização, a assinatura eletrônica foi uma das primeiras inovações implementadas no campo jurídico. Os profissionais da advocacia mais experientes certamente vão lembrar que há pouco mais de dez anos já era possível assinar petições e outros documentos eletronicamente.

Com o tempo, órgãos de classe como a OAB e a AASP criaram seus próprios certificados digitais que chancelam a assinatura eletrônica dos profissionais da advocacia em todo o território nacional.

Além da segurança e confiabilidade, a assinatura eletrônica em escritórios e departamentos jurídicos viabiliza a conveniência entre os agentes envolvidos, pois permite que todos os documentos sejam assinados em qualquer lugar ou momento, reduzindo custos, os transtornos e tornando o trabalho jurídico mais célere e eficiente.

Armazenamento em Nuvem: segurança e acessibilidade para seus documentos

O armazenamento em nuvem é mais um recurso que já faz parte da rotina de trabalho dos profissionais da advocacia, e considerado uma das tecnologias para departamento jurídico mais funcionais da atualidade.

Além de abandonar de uma vez por todas o excesso e acúmulo de papel de documentos físicos, as soluções de armazenamento protegem os documentos em todos os sentidos: impede que eles se percam, sofram danos físicos ou que sejam acessados por pessoas não autorizadas.

Aliás, a proteção por criptografia, validação por meio de certificado digital ou autenticação por dois fatores é fundamental para garantir a confidencialidade de informações sensíveis, sigilosas ou de alguma outra forma protegida pela LGPD.

Outro ponto interessante que somente o armazenamento de documentos em nuvens oferece é o registro de acesso. Ou seja, no contexto jurídico, gestores e demais interessados podem acompanhar quem são os profissionais que consultam os documentos. Assim o controle é ainda maior, visando a segurança e proteção dos dados.

Inteligência Artificial e Machine Learning: agilidade na análise de dados e documentos

Ao contrário das tecnologias para departamento jurídico citadas anteriormente, a inteligência artificial e o machine learning ainda não são tão populares. Todavia, isso não significa que são menos importantes.

No último ano, por exemplo, as ferramentas e soluções compostas por IAs cresceram exponencialmente, refletindo também no campo jurídico, embora o tema não seja novidade entre os advogados entusiastas de tecnologia.

De qualquer forma, softwares com inteligência artificial integrada serão cada vez mais comuns para a análise de dados e a identificação de padrões do Poder Judiciário, a exemplo dos modelos de jurimetria trabalhista ou jurimetria estratégica focada em outras esferas.

Assim como as demais inovações tecnológicas, as IAs, e por consequência o machine learning, irão se integrando gradativamente aos procedimentos e necessidades dos advogados. A interação com a comunidade jurídica, inclusive, fará com que essas tecnologias também evoluam com o passar do tempo.

Tecnologias para Departamento Jurídico e impacto da IA
Imagem: FreePik

Softwares de Gestão Jurídica: organização e eficiência na administração de processos

Por mais curioso que pareça, ainda existem profissionais da advocacia que não possuem um software de gestão em seu escritório. Por motivos financeiros ou simplesmente por não ser uma prioridade, as conhecidas planilhas são a ferramenta base de advogados autônomos e pequenos escritórios, por exemplo.

Ocorre que a produção em massa de informações e a quase integral digitalização dos sistemas de justiça são cruciais para uma mudança urgente de postura. É por isso que um software de gestão para controle de prazos, atualização dos andamentos processuais e organização de documentos é uma das tecnologias para departamento jurídico e escritórios que não podem faltar.

Automatização de Processos: simplificando tarefas repetitivas e rotineiras

A automatização de processos também é uma funcionalidade que não é tratada como prioridade no campo do Direito. Ainda assim, uma das tecnologias para departamento jurídico mais comuns em empresas de médio e grande porte.

Automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como a geração de relatórios, entrada de dados e o agendamento de alguns compromissos e prazos economiza tempo, reduz a probabilidade de erros humanos e libera os profissionais da advocacia para se concentrarem em atividades mais complexas.

Quais tecnologias para departamento jurídico e escritório a Data Lawyer oferece?

Somos referência na aplicação de inovações tecnológicas ao contexto jurídico, como nosso software de jurimetria, que oferece análises a nível de Big Data. Atualmente, nossa base de dados possui mais de 50 milhões de processos das Justiças Trabalhista e Federal.

Além da solução em jurimetria, muitos entre nossos mais de 300 clientes têm acesso a modelos preditivos avançados, bem como módulos e recursos personalizados, todos projetados para atender suas necessidades específicas de maneira mais eficaz.

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais!

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.